QUIROPRÁTICA uma terapia centrada na coluna vertebral

???????????????????????????????????????

A quiroprática é uma terapia indicada no tratamento de problemas de coluna, dores de cabeça, dor ciática, dor cervical, dor lombar, hérnias discais… Os desalinhamentos  das vértebras da coluna vertebral provocam problemas de saúde porque inibem o funcionamento normal dos nervos. Os quiropráticos usam as técnicas de manipulação com as mãos para corrigir os desalinhamentos da coluna vertebral e outras doenças.

Os quiropráticos são treinados em estabelecimentos de ensino certificados. Fazem cursos de anatomia, fisiologia, microbiologia, nutrição e outros temas relacionados com a saúde. Tal como os profissionais formados pelas faculdades de medicina, a sua preparação também inclui a experiência de tratar doentes com as mãos. Nalgumas regiões do mundo, os quiropráticos têm uma licença para praticar certas técnicas de medicina convencional, incluindo exames ginecológicos, pequena cirurgia e tratamento de fracturas ósseas.

TRATAMENTOS

A manipulação quiroprática é a principal forma de tratamento e existem mais de cem técnicas. Muitas envolvem a aplicação de uma força súbita numa zona da coluna vertebral para corrigir uma subluxação ou numa articulação para aumentar a sua amplitude de movimentos.A manipulação quiroprática da região lombar é geralmente realizada estando o doente deitado de lado, enquanto a manipulação da região dorsal inferior ou superior é feita com o doente em decúbito ventral. Para a manipulação da zona cervical e do pescoço, o doente poderá estar deitado em decúbito dorsal (de costas) ou sentado.

O tratamento quiroprático é geralmente realizado em três fases. A primeira é o cuidado intenso, que tem como objectivo corrigir desalinhamentos da coluna vertebral e a correspondente deterioração do sistema nervoso, e também reduzir as dores. Logo que a coluna vertebral está devidamente alinhada, começa a fase de recuperação, durante a qual o quiroprático programa exames de acompanhamento para ter a certeza de que a coluna vertebral se mantém alinhada. É frequente serem necessários pequenos ajustamentos. Por fim, a fase de bem-estar consiste em exames periódicos para identificar eventuais novas subluxações.

Consulte a pagina da Associação Portuguesa dos Quiropráticos para saber mais informações sobre esta terapia (estudos científicos, história e formação académica) www.quiropratica.org.

6 pensamentos sobre “QUIROPRÁTICA uma terapia centrada na coluna vertebral

  1. Gostaria de saber se há quiropratas na minha zona, distrito de Coimbra ou de Aveiro, ou até mesmo na Figueira da Foz. Obrigada

    1. Boa tarde Exma. Sra. Laurinda Paulos,
      No Instituto de Medicina Integrativa em Coimbra temos consulta de Quiroprática, dada pelo Dr. Raúl Rodrigues. Ele vem ao Instituto no Próximo dia 20 de Setembro. Se quiser mais informações sobre a consulta, preços e marcações pode-nos contactar através do número 239045270 ou 931671122 ou por email:geral@medicinaintegrativa.pt.

    2. Há uma clínica em Aveiro, Barrocas Quiropratica. Dra. Maria Leonor Sweetmore associada da APQ associação portuguesa Quiropráticos.
      234 422 026

  2. Boa noite
    Pode me dizer como sei quais os quiropráticos devidamente formados pela Associação Portuguesa dos Quiropráticos? Obrigada

  3. Boa tarde. Gostaria de saber se há quiròpráticos nos limítrofes á minha residência ( Seixal , Almada , Sesimbra , Setubal

  4. A 23 de Maio de 2023 iniciei tratamentos na clínica Barrocas Quiroprática trazendo os meus exames que mostram claramente uma fractura do istmo na lombar e um quadro degenerativo /inflamatório dos discos. Exprimi as minhas dúvidas e medos em realizar tratamento de quiroprática, porém a Leonor disse que não haveria qualquer senão em tratar-me, pelo contrário, que em 2 meses conseguiria ajudar-me bastante a reduzir as minhas dores. Isto que acabou por ser um grande erro que não só me fez gastar tempo, quase 200€ em tratamentos como também o agravamento meu estado clínico. O tratamento com estes “profissionais” (cuja dona da clinica se recusou identificar os nomes completos no dia em que fui pessoalmente reclamar) gerou um novo problema, desta vez na minha cervical e uma redução de mobilidade. Resumindo: Na terceira sessão feita com a Leonor e as suas “assistentes”, queixei-me que não me conseguia mexer nem para sair da marquesa. A “assistente” disse-me que era normal ter dores e nem sequer me ajudou a levantar. Tive de rebolar para o chão e, após minutos de joelhos, levantar o meu corpo com os braços e ir embora, a mancar, mal me conseguindo mexer. Claro, depois deste dia, o meu corpo nunca mais foi o mesmo. As dores intensificaram e perdi total mobilidade da cervical. Devido a isto, deixei de conseguir fazer tarefas diárias de forma independente. Além disto, depois de queixar-me à Leonor, esta fez-me 3 tratamentos por conta da clínica. Erro meu confiar no “profissionalismo” porque fiquei ainda pior.
    Agora, o que me resta são as dores insuportáveis, e não conseguir exercer minha profissão e ninguém que me consiga ajudar. Para piorar a situação, a recepcionista, Isabel Bicho, recusou-se a dar o nome das assistentes responsáveis por piorar e meu estado clínico e ainda se riu na minha cara. Sim, riu. E deixou-me a falar para a parede. Quando a confrontei sobre o riso, ela disse que não estava a rir, enquanto ria ainda mais notoriamente.
    Desde estes tratamentos, nunca mais consegui conduzir nem viver uma vida minimamente autónoma. Este caso irá ser apresentado legalmente devido à negligência apresentada – não só a nível clínico, como também por haver alguma questão ilegal dentro desta clínica que motivou a proprietária a não me indicar os nomes das “assistentes” que me “trataram” (ou, na verdade, destrataram).
    Portanto, cuidado. Não se iludam com os diplomas da Leonor – que são todos de 1998-2000 e nada mais a apresentar que indique formações recentes, por exemplo. Não se iludam porque “estudou nos Estados Unidos”. Eu também estudei nos Estados Unidos e garanto-vos, há muitas escolas e nem todas são credíveis.
    Para mim, credibilidade está em saber assumir os erros e negligências e oferecer ao paciente segurança e confiabilidade, mesmo quando há pioria de sintomas ou algo corre mal. Tentar esconder provas, nomes, e evitar dar a cara pelo erro – isso sim, é algo inadmissível que prova o verdadeiro carácter de um profissional de saúde.
    Coisa que, como podem ver neste meu testemunho, é notório ser de qualidade bastante fraca e indubitavelmente vergonhosa.

Deixe um comentário