Consulta de Medicina Integrativa

Medicina Integrativa

As consultas de Medicina Integrativa são realizadas pelo Dr. Diogo Amorim, licenciado em Medicina, com formação em Acupuntura Médica reconhecida pela Ordem dos Médicos e outras formações na área da Medicina Tradicional Chinesa, juntamente com uma equipa de terapeutas com formação nas diversas áreas da medicina.

Esta consulta Integra os avanços científicos da medicina convencional com o melhor das medicinas complementares.

Inicia-se com uma avaliação do estado do paciente , seguindo-se o tratamento que poderá passar por diversas terapias:

  • Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura Médica, Electropunctura, Moxibustão; Ventosoterapia e Auriculoterapia);
  • Massagem Terapêutica com Aromaterapia;
  • Reiki;
  • Medicina Natural (Homeopatia, Fitoterapia);
  • E outras técnicas.

Estas terapias serão utilizadas conforme a necessidade de cada paciente e de acordo com o diagnóstico realizado.

As consultas de Medicina Integrativa podem ser benéficas para pessoas com:

  • Dores de cabeça crónicas;
  • Alterações Musculares e Osteoarticulares ( tendinites,  dor ciática, dor lombar e cervical,  alterações na coluna vertebral);
  • Alterações do sistema nervoso (depressão, ansiedade, insónia);
  • Fadiga Crónica;
  • Situações de infertilidade;
  • Alterações gastrointestinais;
  • Entre outras…

AcupunturaA Acupunctura é um antigo sistema da medicina chinesa, agora também conhecido no Ocidente, que consiste na inserção de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo para estimular ou equilibrar o fluxo de energia vital, chamado qi na filosofia oriental. A acupunctura pode ser usada para aliviar e ou prevenir dores – incluindo como anestesia durante uma operação cirúrgica, para tratar uma doença e para promover a saúde, equilibrando para isso o fluxo de energia.

As investigações têm revelado que a acupunctura proporciona benefícios comprovados em várias situações clínicas, como também afecta vários centros cerebrais, fibras nervosas e substâncias químicas – em particular as endorfinas que no interior do organismo aliviam dores.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a acupunctura pode ser útil em diversas patologias, tais como:

  • Problemas respiratórios: a asma, (…);
  • Problemas digestivos: a obstipação, diarreia, vómitos, dor de estômago, náuseas, (…);
  • Problemas do sistema nervoso: dores, paralisias, incontinência urinária, (…);
  • Problemas da garganta nariz e ouvidos: congestão nasal, inflamação dos seios peri-nasais (…).

Existem estudos científicos que comprovam os benefícios da Acupuntura

– Náuseas e Vómitos: a estimulação do ponto 6 do pericardio da acupunctura no pulso é eficaz na prevenção das náuseas e dos vómitos pós-operatórios, com efeitos secundários mínimos, segundo uma análise de 26 ensaios realizados pela Cochrane Collaboration em 2006;

– Dores de Cabeça: Na Alemanha no tratamento de dores de cabeça a acupunctura está a abrangida pelos seguros institucionais de saúde. Um estudo com 2022 doentes revelou melhoras altamente significativas em todos os tipos de dores de cabeça, tendo mais de metade dos doentes relatado uma redução de pelo menos 50% na sua frequência.

– Tratamento da Infertilidade: Na Dinamarca foi publicado um estudo em Fertility and Sterility em 2006, relatou que a acupunctura é aplicada no dia da transferência do embrião melhora de forma significativa os resultados em termos reprodutivos em mulheres que realizam tratamentos para a infertilidade.

ventosoterapia

A Ventosoterapia é uma das técnicas utilizadas pela Medicina Tradicional Chinesa e consiste na aplicação de ventosas com vácuo no sentido de estimular a circulação da energia Yin/Yang. Os copos redondos de vidro são aquecidos internamente com fogo, que cria um vácuo no seu interior, gerando uma força de sucção. Os copos são aplicados imediatamente após o aquecimento em áreas específicas da pele que necessitam de tratamento.

O poder de sucção exercido sobre os tecidos tem a particularidade de os estimular e, sobretudo, drenar o fluido sanguíneo, eliminando as toxinas e libertando-o de impurezas, desbloqueando a energia estagnada nos pontos e meridianos.

A ventosoterapia pode ser utilizada para uma ampla variedade de problemas tais como problemas musculares, retenção de líquidos, celulite… Trata-se de um método não invasivo, de fácil aplicação e, acima de tudo, eficaz.

auricolterapia

A Auriculoterapia é uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular (orelha). Este é uma parte muito importante do corpo humano, pois constitui um micro sistema, capaz de funcionar como um receptor de sinais de alta especificidade, podendo reflectir todas as mudanças fisiológicas dos órgãos, membros, tronco, tecidos, etc.Quando se produz um desequilíbrio em qualquer parte do corpo, este é reflectido na orelha, com reacções de carácter e localizações diferentes. Todas estas reacções podem aparecer no pavilhão auricular antes das manifestações da doença e desaparecer depois da cura desta. Detectar estas reacções permite estimular os respectivos pontos reflexos no sentido de voltar a equilibrar o organismo e promover o bem-estar do paciente.

massagem

A prática da massagem revelou-se como um dos meios terapêuticos de maior eficácia, ajudando a completar o trabalho de médicos e preparadores físicos. Julga-se que a massagem é um luxo e só se recorre a ela quando se precisa. No entanto, tendo em conta o aumento das doenças relacionadas com a tensão e o stress, a massagem e qualquer terapia manual devem ser adoptadas e integradas na vida diária e têm de ser consideradas como parte da medicina preventiva.

A Massagem Terapêutica previne, trata e melhora certas patologias tais como:

  • Stress;
  •  Contraturas;
  • Edemas;
  • Contracção muscular;
  •  Tendinites;
  •  Entorse;
  •  Cãibras;
  •  Aumenta a circulação sanguínea,
  • Actua nos benefícios de recuperação gradual de lesões,na tonificação e regeneração muscular, na reabilitação motora e numa maior flexibilidade e mobilidade.aromaterapia

A Aromaterapia consiste no uso de aromas ou óleos essenciais para favorecer o bem‐estar e preservar a saúde.Quando inalado, o cheirinho desses óleos chega ao cérebro, que liberta substâncias de efeito sedativo, relaxante ou estimulante. Em contacto com a pele, devido a estrutura molecular, são capazes de estimular o metabolismo, activar a circulação sanguínea e fortalecer o sistema imunológico.

reiki

A Terapia de Reiki estimula a produção de endorfinas no cérebro, é um analgésico natural que alivia a dor e cria um estado de bem-estar geral. Induz a um relaxamento profundo actuando no sistema nervoso autónomo, faz diminuir a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, aliviando a tensão, ansiedade e stress, outro. A terapia de Reiki provoca aumento da capacidade de resposta do sistema imunológico a bactérias, vírus e outros microorganismos. O Reiki é uma terapia holística, actua a nível do corpo mente e espirito, permitindo reequilibrar a energia e criar um estado de harmonia.

 Benefícios:

  • Controle da dor;
  • Problemas músculo-esqueléticos;
  • Recuperação de fracturas ósseas;
  • Fortalece o sistema imunitário;
  • Reduz o stress e ansiedade;
  • Promove a auto-estima;
  • Indicado para insónias e depressão;
  • Recuperação pós-cirurgia;
  • Complementar o tratamento oncológico;
  • Aumenta a criatividade, …

A Homeopatia é uma terapia que consiste em dar ao doente uma substância homeopática que em pequenas doses pode curá-lo. Baseia-se no principio similia similibus curantur (semelhante cura semelhante), o produto homeopático é diluído e dinamizado da mesma substancia que produz os sintomas da doença, e desta forma pode cura-la. A homeopatia tem uma abordagem holística vendo a pessoa como um todo – corpo, mente e espírito.

medicina naturalA fitoterapia é um método terapêutico que utiliza a parte activa das plantas. Na parte activa da planta encontram-se substâncias em quantidades muito baixas que conferem as propriedades terapêuticas. O papel desta terapia é propor tratamentos para manutenção da saúde, cuja acção mais suave ajudará a prevenir as doenças e a tratar os problemas crónicos, tais como, a artrose ou insónia, por exemplo. Assim, a fitoterapia age em profundidade, sem agredir o organismo e estimulando as defesas. O resultado é uma acção eficaz, duradoura e sobretudo desprovida de efeitos secundários.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s